top of page

FUNETEC: UM GRANDE ESQUENTA PARA A COP30

  • Foto do escritor: Reportér: Victor Emanuel Farias da Silva Wanderley 
    Reportér: Victor Emanuel Farias da Silva Wanderley 
  • 1 de out.
  • 3 min de leitura
Fonte: FUNETEC
Fonte: FUNETEC

Na última sexta-feira (12), João Pessoa sediou um grande e importante evento: o FUNETEC. Com o intuito de debater, destacar, buscar resoluções efetivas e trazer reconhecimento para alguns gestores dentro do campo da sustentabilidade, o evento que teve um final de semana bastante movimentado no instituto federal da paraíba (IFPB), marcou não por apenas traçar um olhar dentro de nosso território local sobre as políticas ambientais e evidenciar que no estado paraibano a pauta ambiental é importante, mas também em se preparar e se jogar ao protagonismo na COP30.


Lançado como uma prévia, o FUNETEC discute temas que serão tratados como eixos centrais da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, entre os temas mencionados estão: a despoluição dos rios urbanos, a conservação das praias e o combate à desertificação. O encontro reuniu e atraiu um grande número de pesquisadores, empresários interessados em adotar medidas mais sustentáveis, professores, empreendedores, gestores públicos, ambientalistas e civis que demonstraram afinidades com as pautas levantadas durante o evento.


Na abertura que aconteceu na noite de sexta-feira, houve o que foi considerado o momento mais aguardado, a entrega do selo município sustentável. Essa honraria é concedida para os municípios que tiveram entre suas prioridades a pauta ambiental, que além de aplicar políticas sustentáveis, se alinham dentro dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável. Esse selo nasce de um processo criterioso de análise e filtragem através do que eles chamam de plataforma ODS.



A organizadora do evento, Rejane Negreiros, que é chefe de gabinete e diretora de comunicação e marketing, destacou a importância da plataforma como meio avaliativo no que diz respeito à implementação de políticas públicas alinhadas à sustentabilidade. Segundo a diretora, esse selo demonstra um compromisso sério da sociedade e acima de tudo das gestões públicas com o meio ambiente, principalmente no período atual de crises climáticas extremas que o planeta atravessa. Além de destacar a importância da plataforma, a diretora e chefe de gabinete enfatizou o processo que ocorre a implementação da ODS.


Segundo Rejane Negreiros, a plataforma analisa cerca de 14 regiões, o que ela denomina de processo de territorialização e a partir de uma avaliação séria, reconhece quais cidades ou municípios estão realmente aplicando e promovendo uma política pública que venha trazer pontos positivos ao meio ambiente.​


Quem também marcou presença na abertura do evento, foi o ex-deputado e idealizador do projeto de objetivos do desenvolvimento sustentável, Buba Germano. De acordo com o ex-deputado, a criação da ODS coloca a Paraíba em uma posição de destaque na COP 30, pois o estado paraibano é o único a ter um projeto diferenciado em que monitora as cidades e que permitiu a assembleia legislativa do estado da Paraíba conseguir reconhecimento em duas ocasiões. Ainda de acordo com o idealizador, a FUNETEC permite que a Paraíba estreite suas relações com outros estados, entre eles com o IF do estado do Pará, promovendo um diálogo contínuo e fortalecendo a imagem do estado perante outros no que diz respeito à política ambiental.


O festival seguiu com atrações diversas, tanto no âmbito do conhecimento, com mesas redondas, debates e palestras, assim como atrações culturais, que contou na abertura com a presença da cantora campinense, Gitana Pimentel.


A cantora destacou a importância deste evento como um encontro fundamental de diversos saberes, um momento simbólico que une ciência, tecnologia, inovação e cultura e que prepara o estado para a COP 30. O encontro sediado no IFPB foi marcado por profundas discussões e partilha de saberes, ocupando um lugar de bastante destaque em pautas como meio ambiente, inclusão, inovação e sustentabilidade, lançando a Paraíba aocentro da discussão de um futuro melhor e próspero para o Brasil.


A COP 30 vai acontecer entre os dias 10 a 21 de novembro e vem com o intuito de discutir ações para combater as mudanças climáticas e os impactos causados por essas mudanças.


Afinal, o que é a plataforma ODS?


A Plataforma serve para monitorar , planejar, educar e conectar iniciativas para atingir objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU. Algumas plataformas registram ações de governos e organizações, outras oferecem cursos e certificações, e outras ainda monitoram indicadores de desenvolvimento sustentável a nível municipal ou nacional.​​

Comentários


Mantenha-se atualizado com a nossa Newsletter

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • TikTok

© JOM l@b - 2025. Orgulhosamente criado por estudantes da disciplina de Jornalismo Multiplataforma II - 2025.1 da UFPB

com Wix.com

bottom of page